Cravo

  • 1
    Imagem do ensaio fotográfico experimental / Picture of an experimental photoshoot
  • 2
    As 4 Local Heritage Brands / The 4 Local Heritage Brands
  • 3
    Novo desenho da marca Country Club / New design for the Country Club brand
  • 4
    Versões da marca para 3 sabores / Brand versions for 3 flavors (Raspberry, merengue, grape)
  • 5
    Novo desenho de rótulos / New label designs
  • 6
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas / Extended visual identity system for the 4 brands
  • 7
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas / Extended visual identity system for the 4 brands
  • 8
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas / Extended visual identity system for the 4 brands
  • 9
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas / Extended visual identity system for the 4 brands
  • 10
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas / Extended visual identity system for the 4 brands
  • 11
    Desdobramentos para Country Club / Extensions for Country Club
  • 12
    Desdobramentos para Fioravanti / Extensions for Fioravanti
  • 13
    Desdobramentos para Canning's / Extensions for Canning's
  • 14
    Desdobramentos para Tropical / Extensions for Tropical
  • 15
    Aplicação do sistema em peças de PDV / Applying the system to POS pieces
  • 16
    Aplicação do sistema em peças de PDV / Applying the system to POS pieces
  • 17
    Aplicação do sistema em peças de PDV / Applying the system to POS pieces
  • 18
    Aplicação do sistema em outdoor /Applying the system to billboards
  • 19
    Desenvolvimento da família iconográfica / Developing the iconographic family
  • 20
    Produção e direção de ensaio fotográfico experimental / Production and direction of the experimental photoshoot
  • 21
    Redação e desenvolvimento das diretrizes do novo sistema / New system guidelines text and development
  • 22
    Processo criativo e viagem de imersão / Creative process and immersion trip
  • 23
    Making of do ensaio fotográfico com comidas típicas / Behind the scenes of the photoshoot with local food

Local Heritage Brands

Graphic Design / Strategy / Visual Identity

  • CLIENTE: Coca-Cola América Latina
  • DATA: 2011
  • EQUIPE: Lilian Raco, Vivian Mayrink Cirillo, Níkolas Pereira, Eduarda Paternot, Ana Costa, Anna Parisi, Luiz Farme DAmoedo

No projeto realizado para Coca-Cola América Latina, redesenhamos a identidade e criamos o VIS – Visual Identity System – de antigas e queridas marcas de refrigerantes de 4 países, as Local Heritage Brands: Canning’s (Trinidade e Tobago), Tropical (El Salvador), Fioravanti (Equador) e Country Club (República Dominicana). A última ganhou ainda redesenho de marca e rótulos.

PROCESSO_
Como verdadeiros patrimônios locais, era preciso entender melhor a relação de cada marca com seu país de origem. Pensando nisso, visitamos Equador, Venezuela e República Dominicana, onde conhecemos diversos pontos de venda buscando entender as características culturais e sociais que se relacionavam com os hábitos de consumo desses refrigerantes. De forma geral, percebemos que todos eles estavam associados à valorização da identidade nacional, de um clima festivo e positivo, e que suas próprias características já traziam esse espírito: o sabor doce e suas cores fortes e vibrantes. Depois dessa verdadeira imersão, o grande desafio era oferecer um raciocínio sistêmico e criativo único para todas as marcas, que ainda assim respeitasse a personalidade individual de cada uma e suas necessidades de fácil aplicação em diferentes formatos e mídias. O resultado foi a construção e o fortalecimento de uma identidade baseada em cores fortes, contrastantes e composições expressivas. A comunicação das LHB é vibrante e cheia de energia: um convite a um momento doce, divertido. Os backgrounds geométricos foram grandes protagonistas do VIS. Inspirados nas estampas caseiras e estilos latinos, garantiram uma estética impactante, moderna e cheia de influências locais. E como forma de trabalhar o carisma dessas marcas contemporâneas mas cheias de memórias, desenvolvemos ícones que exploram formas de fácil reconhecimento e popularidade. Para o universo de imagens, foi adotada uma direção realista e verossímil que se aproxima do dia a dia dos consumidores e revela a combinação desses refrigerantes com pratos típicos. Para isso, fizemos um ensaio fotográfico experiemental com a ajuda do chef Luiz Farme DAmoedo, hoje à frente da cozinha do Comuna e com passagem pelo Oui Oui, que pesquisou sobre as culinárias locais e criou pratos para as fotos. O tom de voz das LHB incorpora o espírito festivo e congregador dos refrigerantes, sem ser sóbrio ou jovem demais, mas simpático, esperto e carismático.

No caso específico de Country Club, além do sistema de identidade visual, criamos uma marca-avatar de fácil leitura e clima pop, adornada por ícones de diferenciação para cada sabor do refrigerante.

 

In the project executed for Coca-Cola Latin America, we redesigned the identity and created the VIS – Visual Identity System – of old and dear soda brands in 4 countries, the Local Heritage Brands: Canning’s (Trinidad and Tobago), Tropical (El Salvador), Fioravanti (Ecuador) and Country Club (Dominican Republic). The last one had its brand and labels redesigned as well.

PROCESS_
As true local patrimonies, it was necessary to better understand the relationship between each brand and their country of origin. With that in mind, we visited Ecuador, Venezuela and the Dominican Republic, where we analyzed many points of sale, trying to understand the cultural and social characteristics which related to the consuming habits of these sodas. In a general way, we realized that all of them were associated to the valorization of the national identity, of a festive and positive mood, and that their own characteristics already had this spirit, with a sweet flavor and bright and vibrant colors. After this true immersion, the great challenge was to offer a systemic, creative and unique logic for each brand, which still respected their individual personality and their need for an easy application in different formats and medias. The result was the construction and the strengthening of an identity based on bright and contrasting colors and expressive compositions. The LHB communication is vibrant and full of energy, an invitation for a sweet and fun moment. The geometric backgrounds were the great leading roles of the VIS. Inspired in homemade patterns and Latin styles, they guaranteed an aesthetic which was impressive, modern and full of local influences. As a way of molding the charisma of these contemporary but full of memory brands, we developed icons which explore ways of easy recognition and popularity. In the image universe, we adopted a realistic and plausible direction which comes close to the consumers’ day to day and reveals the matching of these sodas with local dishes. For this, we did an experimental photoshoot with the help of chef Luiz Farme DAmoedo, who commands the kitchen at Comuna and who has worked ad Oui Oui. He conducted a research on local food and created dishes for the photos. LHB’s tone incorporates the festive and congregating spirit of the sodas, without being too sober or young, but in friendly, smart and charismatic way.

Specifically for Country Club, besides the visual identity system, we created an avatar-brand with an easy read and a pop mood, decorated with differentiating icons for each of the soda’s flavors.


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