Cravo

  • 1
    Imagem do ensaio fotográfico experimental
  • 2
    As 4 Local Heritage Brands
  • 3
    Novo desenho da marca Country Club
  • 4
    Versões da marca para 3 sabores
  • 5
    Novo desenho de rótulos
  • 6
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas
  • 7
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas
  • 8
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas
  • 9
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas
  • 10
    Sistema de identidade visual desdobrado para as 4 marcas
  • 11
    Desdobramentos para Country Club
  • 12
    Desdobramentos para Fioravanti
  • 13
    Desdobramentos para Canning's
  • 14
    Desdobramentos para Tropical
  • 15
    Aplicação do sistema em peças de PDV
  • 16
    Aplicação do sistema em peças de PDV
  • 17
    Aplicação do sistema em peças de PDV
  • 18
    Aplicação do sistema em outdoor
  • 19
    Desenvolvimento da família iconográfica
  • 20
    Produção e direção de ensaio fotográfico experimental
  • 21
    Redação e desenvolvimento das diretrizes do novo sistema
  • 22
    Processo criativo e viagem de imersão
  • 23
    Making of do ensaio fotográfico com comidas típicas

Local Heritage Brands

Design Gráfico / Estratégia / Identidade Visual

  • CLIENTE: Coca-Cola América Latina
  • DATA: 2011
  • EQUIPE: Lilian Raco, Vivian Mayrink Cirillo, Níkolas Pereira, Eduarda Paternot, Ana Costa, Anna Parisi, Luiz Farme DAmoedo

No projeto realizado para Coca-Cola América Latina, redesenhamos a identidade e criamos o VIS – Visual Identity System – de antigas e queridas marcas de refrigerantes de 4 países, as Local Heritage Brands: Canning’s (Trinidade e Tobago), Tropical (El Salvador), Fioravanti (Equador) e Country Club (República Dominicana). A última ganhou ainda redesenho de marca e rótulos.

PROCESSO_
Como verdadeiros patrimônios locais, era preciso entender melhor a relação de cada marca com seu país de origem. Pensando nisso, visitamos Equador, Venezuela e República Dominicana, onde conhecemos diversos pontos de venda buscando entender as características culturais e sociais que se relacionavam com os hábitos de consumo desses refrigerantes. De forma geral, percebemos que todos eles estavam associados à valorização da identidade nacional, de um clima festivo e positivo, e que suas próprias características já traziam esse espírito: o sabor doce e suas cores fortes e vibrantes. Depois dessa verdadeira imersão, o grande desafio era oferecer um raciocínio sistêmico e criativo único para todas as marcas, que ainda assim respeitasse a personalidade individual de cada uma e suas necessidades de fácil aplicação em diferentes formatos e mídias. O resultado foi a construção e o fortalecimento de uma identidade baseada em cores fortes, contrastantes e composições expressivas. A comunicação das LHB é vibrante e cheia de energia: um convite a um momento doce, divertido. Os backgrounds geométricos foram grandes protagonistas do VIS. Inspirados nas estampas caseiras e estilos latinos, garantiram uma estética impactante, moderna e cheia de influências locais. E como forma de trabalhar o carisma dessas marcas contemporâneas mas cheias de memórias, desenvolvemos ícones que exploram formas de fácil reconhecimento e popularidade. Para o universo de imagens, foi adotada uma direção realista e verossímil que se aproxima do dia a dia dos consumidores e revela a combinação desses refrigerantes com pratos típicos. Para isso, fizemos um ensaio fotográfico experiemental com a ajuda do chef Luiz Farme DAmoedo, hoje à frente da cozinha do Comuna e com passagem pelo Oui Oui, que pesquisou sobre as culinárias locais e criou pratos para as fotos. O tom de voz das LHB incorpora o espírito festivo e congregador dos refrigerantes, sem ser sóbrio ou jovem demais, mas simpático, esperto e carismático.

No caso específico de Country Club, além do sistema de identidade visual, criamos uma marca-avatar de fácil leitura e clima pop, adornada por ícones de diferenciação para cada sabor do refrigerante.


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