Cravo

  • 1
    Book impresso
  • 2
    Book impresso
  • 3
    Book impresso
  • 4
    Book impresso
  • 5
    Capacitação: peças da oficina
  • 6
    Capacitação: adesivos
  • 7
    Capacitação: adesivos
  • 8
    Capacitação: carimbos
  • 9
    Capacitação: letra set e carimbo
  • 10
    Capacitação: sacola do kit da oficina
  • 11
    Capacitação: sacola do kit da oficina
  • 12
    Convite do lançamento
  • 13
    Processo: experimentações analógicas
  • 14
    Processo: equipe

Nova Linguagem da Natura

Design Gráfico / Estratégia / Identidade Visual

  • CLIENTE: Natura
  • DATA: 2010 / 2011
  • EQUIPE: Lilian Raco, Vivian Mayrink Cirillo, Patricia Clarkson, Eduarda Paternot, Ana Costa, Bernardo Schorr, Luiza Borja, Lauro Machado, Dalcácio Reis, Daniel Pinheiro, Renata Freeland, Rodrigo Borges, Lucas Duque

Depois de mais de 2 anos de consultoria em estratégia e design para a Natura, fomos convidados para desenvolver a nova linguagem da marca – um projeto que define a estética que orienta e inspira as expressões da Natura e suas submarcas. Ou seja, novos estilos de fotografia, texto, tipografia, cores, áudio, vídeo e composições gráficas para o universo Natura.

PROCESSO_
Para desenvolver a linguagem de uma marca com a trajetória, a complexidade e o tamanho da Natura é fundamental a imersão profunda em seu território, mas não só isso: nosso projeto contou com mais de 2 meses dedicados à pesquisa, percebendo principalmente através do mercado e dos comportamentos sociais o que têm ou não interferência na forma como esta marca se mostra para o mundo. Assumimos como uma das principais premissas – e dificuldades! – desse projeto a tarefa de imprimir uma nova estética que fosse coerente com o histórico de expressões Natura e, ainda assim, que trouxesse frescor, abrindo uma série de possibilidades que vão continuar renovando a marca daqui pra frente.

O processo de investigação criativa fez surgir um conjunto de hipóteses, e, a partir delas, seguiu-se um período de muita experimentação. O resultado disso foi a definição de princípios criativos que dão contorno aos novos territórios conceituais e formais da marca, e, por fim, a formalização das diretrizes e a criação de um repertório de peças que representam a nova linguagem Natura. Depois de finalizado, o projeto ainda transformou-se em oficinas de linguagem, convidando equipes e fornecedores Natura a experimentar um novo processo de construção de marca: mais amador e para todos.

E como o trabalho merecia amplitude e multidisciplinaridade, tivemos a oportunidade de trabalhar com alguns de nossos melhores parceiros e amigos: Lauro Machado, Dalcácio Reis, Daniel Pinheiro, Renata Freeland, Paralelo Zero e Sonido criaram junto com a gente.


Compartilhe